Porto da Lagoa aguarda Praça de Esportes na Osni Ortiga

Entenda o caso:

Após a reintegração de posse que desalojou a sociedade esportiva em abril de 2012, meses se passaram até  a costura de um acordo com os antigos   proprietários, que resultou na compra da área pela Prefeitura. Em razão de tratar-se,  em seu entendimento,  de área de utilidade pública.

Deferida a posse definitiva da área ao Município, através de sua aquisição,   foi preciso três  anos de espera, até o cumprimento do que prometeu a atual gestão: Reconstruir e ampliar a Praça de Esportes do Porto da Lagoa.

Segundo Luciano Pereira, Ex-Presidente da Associação de Moradores do Porto da Lagoa, a AMPOLA,  entre as benfeitorias esperadas estão: (1) miniparque infantil, (2) quadras poliesportivas, (3) campo de futebol e (4) academia ao ar livre. Porém, ainda a comunidade ainda não tem uma data para a entrega das obras. 

 

O time do bairro :

O Porto da lagoa destaca-se por ter adotado o "Palmerinhas" , como time do bairro, sempre impondo respeito aos outros clubes não profissionais de Florianópolis.

O morador Manoel Valdelino Salvador, lembra que aos Domingos, as famílias vinham divertir-se, enquanto assistiam o seu time de futebol jogar:

"O clima era familiar, tinham crianças, velhos e jovens... fazia-se churrasco... tínhamos até uma escolinha de futebol infantil, o Vasquinho...". 

Segundo a moradora  Karina Machado, o Porto da Lagoa  não oferece muitas opções de lazer:

" - Moro à três anos aqui e veio em boa hora... A comunidade precisa mesmo de um centro de esportes... mas, também estender as ciclovias é fundamental. Diariamente meu  filho pedala pelo Canto da lagoa até sua escola . Eu fico muito preocupada... A ciclovia  da Osni Ortiga é um bom começo...mas é preciso interligá-las entre os terminais de ônibus...".

Há cerca de três quilômetros do canteiro, está baseada a Associação Cruz de Malta.  Tradicional clube de futebol que este mês completa cinquenta e hum anos de existência. Possui escolinha de futebol infantil e cede seu espaço ao adversário, para treinos e jogos. Atitude generosa, que harmoniza as torcidas e integra sócio-culturalmente os  bairros vizinhos.

A praça de Esportes do Porto da Lagoa, terá a data de entrega à população, tão logo concluam-se os trabalhos de nivelamento e das benfeitorias em seu entorno,  da aprovação do projeto paisagístico  que está em andamento e da instalação dos aparelhos na matéria citados. Contudo, como apurado pela redação DuCampeche frente ás Secretarias,  - Turismo, Cultura e Esportes e a Secretaria de Comunicação- , há a carência de recursos para conclusão da etapa de sua concepção, oque urgirá ainda, um direcionamento especial para sua captação no orçamento vigente.

Vamos ficar de olho para que esta importante obra seja finalizada e entregue à comunidade.

Da redação DuCampeche.