Filhote de baleia é encontrado morto no Matadeiro, neste final de semana

Filhote de baleia é encontrado morto no Matadeiro

Na manhã de sexta-feira (31) por volta das 11h20 da manhã, uma baleia mãe e seu filhote ficaram presos em uma rede de cerco posta no Costão do Matadeiro. Depois de muito se debater, a baleia mãe conseguiu se soltar, mas o filhote continuou preso, sendo libertado logo após por pescadores.

Já na noite de sábado (1) um filhote de baleia franca apareceu morto, também na praia do Matadeiro. Segundo a Associação R3 Animal, era um macho, estava em decomposição, tinha entre quatro e cinco metros de comprimento e nascido nesta temporada.

Equipes de biólogos e veterinários da Associação R3 Animal e do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca (PBF), ambas instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), estiveram no local neste domingo, isolaram a área, realizaram a necropsia e enterraram o filhote.

A ideia era rebocar o animal para outra praia que tivesse acesso para que máquinas escavadeiras pudessem auxiliar no enterro do filhote. “Mas não conseguimos nenhuma embarcação para fazer o transporte do cetáceo. Fizemos a necropsia aqui mesmo e enterramos em seguida”, explica a médica-veterinária Cristiane Kolesnikovas, presidente da R3 Animal e coordenadora do PMP-BS em Florianópolis.

“Havia um hematoma na região torácica direita e esquerda. Possivelmente, causada por colisão”, completa Kolesnikovas. Participaram do procedimento a R3 Animal, PBF, Polícia Militar Ambiental, com o apoio dos moradores.

As baleias francas passam o verão próximas às regiões dos pólos, onde se alimentam. Durante o inverno, migram para águas tropicais mais quentes para acasalamento e procriação. Na América do Sul a principal ocorrência de áreas reprodutivas se concentra nas águas costeiras da Península Valdés, Argentina, com uma pequena população encontrada no sul do Brasil. Por isso, é comum nessa época do ano avistar mãe e filhote em praias de Santa Catarina.

Se você encontrar um mamífero, tartaruga ou ave marinha morta ou debilitada, ligue 0800 642 3341.

Fonte: Associação R3 Animal.

Filhote de baleia é encontrado morto no MatadeiroFilhote de baleia é encontrado morto no MatadeiroFilhote de baleia é encontrado morto no MatadeiroFilhote de baleia é encontrado morto no Matadeiro