Campeche: o que tem para fazer

Considerado um dos melhores bairros de Florianópolis, agrada turistas e moradores.

O bairro Campeche é consideravelmente recente de Florianópolis, pois surgiu em 1995 ao ser separado da Lagoa da Conceição. É uma região com cerca de 3 Km de praia, ao sul de Floripa, muito bonita e valorizada.

A praia tem atraído muitos investimentos, principalmente das casas no Campeche de luxo,  além de ser uma área que defende a preservação do meio-ambiente.

Como surgiu o nome do bairro Campeche

Existem duas versões para o nome do bairro. Uma delas diz que o nome veio da Ilha do Campeche, que fica em frente a praia de mesmo nome e que a palavra Campeche derivava de uma árvore.

A segunda versão diz que quem nomeou o bairro foi o piloto e comandante Antoine de Saint Exupéry, que havia instalado o primeiro campo de pouso no sul do Brasil, com o intuito de reabastecer aeronaves que vinham da França e tinham como destino final a capital argentina, Buenos Aires. Em francês, a região era chamada de Cham et Pêche, que ao final, virou apenas Campeche.

O que tem para fazer no bairro

Quem procura por casas para alugar no Campeche, vai encontrar várias atividades para fazer. A praia é a atração principal e mais procurada, mas é possível muito o que fazer na região.

Biblioteca livre

Para quem ama ler, existe um espaço perfeito no Campeche. É a chamada Biblioteca Libre ou Bilica, criada pelos próprios moradores da região. Está localizada na região central do bairro e tem um acervo com vários títulos.

Além de empréstimo de livros, a Biblioteca Livre também oferece atividades culturais – para moradores e visitantes – e narração de histórias, para quem deseja curtir um momento com as crianças.

Riozinho

Apesar de estar na Praia do Campeche, o local conhecido como Riozinho é uma espécie de point do bairro, principalmente de pessoas mais jovens e aqueles que adoram praticar algum tipo de esporte.

O vôlei é a atividade mais praticada, já que existe uma quadra dedicada especialmente para este esporte. Além de cuidar do corpo, o local é um deleite para a visão, devido a vista privilegiada.

Praia

Se você não dispensa a praia, vai adorar conhecer um espaço com areia bem branquinha e fina, além de um mar azul, de águas cristalinas. São três quilômetros de praia que recebem pessoas de várias idades, sendo perfeita para ser visitada enquanto estiver sozinho, acompanhado ou com a família toda.

O mar é considerado calmo, ideal para quem deseja ir com as crianças e permite ter um momento incrível de lazer.

Capela São Sebastião do Campeche

Mais uma atração para quem deseja fugir da praia. A capela é um local não apenas para fazer suas orações, mas também para tirar belas fotos e admirar sua arquitetura. Acredita-se que foi construída no ano de 1826 e é um espaço singelo, mas muito agradável de se visitar.

Também é conhecida como Igrejinha do Campeche, principalmente pelos moradores do bairro. A capela é bem completa. Além da sacristia, conta com torre sineira e um cemitério nos fundos. Fora que, os fundos da igrejinha são voltados para o mar.

Casa de Ana

Gosta de artesanato? O Campeche conta com um espaço dedicado especialmente a valorizar os artesãos locais. Na Casa de Ana estão expostos alguns produtos feitos à mão e assinados pelos próprios artesãos. Uma oportunidade de conhecer mais os artistas da região e quem sabe adquirir um produto único.

Dunas do Campeche

Este local foi tombado como Patrimônio Natural e Paisagístico. É um espaço para quem deseja tem contato com a natureza, perfeito para quem não dispensa uma caminhada.

Vale a pena incluir no roteiro, seja você um turista ou alguém que acaba de se mudar para Florianópolis e escolheu o Campeche para viver. Irá render belas fotos e um momentos incrível bem pertinho da natureza.

Lagoa da Conceição

A Lagoa da Conceição é para o público mais jovem. Dá para passear de barco, fazer trilhas e até aproveitar apenas para admirar a paisagem. Também é indicada para quem gosta de praticar algum esporte.

Quem quer apenas tirar belas fotos e curtir a vista não pode deixar de ir ao mirante e até a costa da lagoa. A região da Lagoa da Conceição não fica exatamente em Campeche, mas é bem pertinho e ainda mais indicada para quem quer aproveitar a noite.

Lagoinha do Leste

Uma praia com uma lagoa em formato de “S”, com acesso difícil e contato direto com a natureza. É uma opção para quem adora fazer trilha e busca um momento de paz, longe da agitação. Além da trilha, dá para chegar até a região de barco, vindo da Ilha de Campeche, porém, este só ocorre durante a temporada, no verão.

Por ser de difícil acesso, boa parte da praia ainda está conservada, um verdadeiro paraíso natural. Exige disposição para fazer uma visita, especialmente se optar pelas trilhas, porém, as fotos tiradas na Lagoinha do Leste serão inesquecíveis.

Lagoinha Pequena

Que tal pescar, mas sem deixar o bairro? A Lagoinha Pequena está na Avenida Campeche e é um grande atrativo da região. Tanto moradores quanto turistas gostam de aproveitar o local para pescar ou nadar.

Apesar disso, se o objetivo não é ficar perto da água, o passeio também é válido, já que rende bonitas fotografias e tem bancos, árvores e até mesmo iluminação, caso opte por conhecer a Lagoinha Pequena durante a noite.

Bares e restaurantes

Para aproveitar a gastronomia local e até mesmo tomar algum drinque, não é preciso sair de perto da praia. Tanto que este passeio é ideal para quem deseja emendar uma visitar a Praia de Campeche com um pouco de agito.

Há boas opções de bares e restaurantes sem que seja preciso deixar o bairro.

A infraestrutura do bairro Campeche foi pensada com o intuito de agradar tanto moradores quanto turistas que buscam por aluguel no Campeche.

Além de passeios incríveis, que agradam desde os mais jovens até as famílias com filhos pequenos, há vários serviços que facilitam a vida e o dia a dia, como bancos, escolas, academias e supermercados. Não deixe de conhecer esta incrível região de Florianópolis!

Redação DuCampeche