Já escolheu as esquadrias da casa?

Elas estão disponíveis no mercado em grande variedade de modelos e materiais. A escolha ideal é aquela que combina funcionalidade e estética.

Antes de definir o modelo e o material da sua esquadria tenha certeza do que você realmente precisa.

Quer mais iluminação na sua casa? Quer pouco barulho? Necessita de boa vedação para ar e água? Tudo isso irá influenciar na hora da escolha.

Os três materiais mais utilizados hoje para a confecção de esquadrias são o alumínio, a madeira e o PVC (sigla em inglês para policloreto de polivinila).

As esquadrias de alumínio e PVC são as mais indicadas para projetos urbanos por serem fáceis de cuidar e possuírem um visual mais leve.  No caso de projetos mais clássicos ou mais personalizados, as esquadrias de madeira são as mais indicadas por serem imponentes e muito versáteis.

Veja abaixo algumas características desses três materiais para que não haja dúvidas na hora da escolha.

O Alumínio

As esquadrias de alumínio são leves e possuem diversas cores combinando com variados estilos de arquitetura. Um dos principais atrativos do alumínio é a sua resistência ao tempo e maresia, pois não oxida e não perde o brilho. Esquadrias de alumínio oferecem ótima vedação de ar/água e possuem baixo custo de manutenção. Para quem deseja uma melhor vedação acústica nas esquadrias de alumínio, deve-se considerar a possibilidade de utilizar diferentes espessuras de vidros. É importante lembrar que esquadrias de alumínio tem baixo isolamento térmico, ou seja, transferem calor/frio para o ambiente.

A Madeira

As esquadrias de madeira são consideradas as mais belas, mas também são as mais sensíveis. Essas esquadrias podem ser feitas em quase todos os tipos de abertura, o que as torna mais personalizadas. A madeira proporciona ótimo isolamento térmico e acústico. Por ser um material natural, a madeira está mais sujeita a danos com o tempo. Quem deseja esse tipo de esquadria deve estar ciente de que ela irá precisar de manutenções periódicas. É muito importante também fazer a proteção contínua contra fungos e cupins.

O PVC

O pvc é o material que oferece  o mais alto nível de isolamento acústico e térmico. O pvc não transfere calor/frio para o ambiente, mantendo assim a temperatura muito mais confortável.  As  esquadrias feitas neste material são extremamente duráveis e resistentes aos efeitos corrosivos do tempo e da maresia. São de fácil limpeza, não propagam chamas e são 100% recicláveis. Essas esquadrias combinam com quase todos os estilos de arquitetura e hoje o mercado já oferece esquadrias de pvc em cores variadas e até alguns modelos imitando madeira.

 

Veja alguns modelos de esquadrias nas fotos abaixo e inspire-se para escolher a sua!

 

Por Patrícia Nobre

Fotos: Google