Sul da Ilha - Previsão do Tempo: Forte ressaca nesta quinta

No final dessa segunda-feira as nuvens deverão começar a se formar com forte intensidade no Uruguai dando início a formação do ciclone no país vizinho.

Na terça-feira o vento intensifica no litoral de SC, com rajadas de 50 a 80 km/h. Esse vento provoca agitação no mar com picos de onda de 2,0 m a 2,5 m.

Pela manhã já formado, o ciclone deverá estar no mar entre o Uruguai e o litoral Sul gaúcho.

No final da terça o vento começar a aumentar de intensidade moderada, mas muito devido a passagem de uma frente fria. Na quarta o ciclone por ser forte, mesmo que afastado, traz vento moderado a forte para todas as regiões, mas especialmente no Meio Oeste, Planaltos Norte/Sul e Sul. O vento mais intenso fica no RS e não em SC.

Na quarta e quinta-feira, as ondas aumentam com picos de 3,0 m próximo à costa, mais altos em áreas afastadas, com risco de ressaca, especialmente de Florianópolis a Passo de Torres. Será uma quinta de forte ressaca, mas o vento mais intenso fica no RS e não em SC.

A influência da Lua Cheia, associada à condição acima, favorece a ocorrência de alagamentos nas áreas mais baixas da costa catarinense, tais como: Centro de Eventos – CentroSul, praias do Sul da Ilha de Santa Catarina, Avenida Atlântica de Balneário Camboriú, Barra Velha dentre outros.     

A condição adversa de mar estará associada à formação de um intenso ciclone extratropical próximo ao litoral da Argentina e Uruguai. O mar baixa no final de semana.

Fontes: Ciram Epagri / Leandro Puchalski