Sábado da Saúde no Conselho Comunitário do Rio Tavares

O evento, que promove a Saúde, bem estar, esporte, lazer e educação para população local, associa o evento aos temas: Meio Ambiente, Cultura, Sustentabilidade e Mobilidade Urbana.

Em 2013, o Sábado da Saúde foi condecorado pela Secretaria de Saúde do Município de Florianópolis com o “Prêmio boas práticas”, em reconhecimento à discussão e reunião de temas que se ligam diretamente a elevação da qualidade de vida dos cidadãos do distrito sanitário do Sul da Ilha.

O Sábado da saúde é bianual e contou em todas as últimas cinco edições do evento, com a participação efetiva da comunidade do Rio Tavares. É realizado pelo Conselho local de Saúde da Fazenda do Rio Tavares, em parceria com as equipes do Centro de Saúde da Fazenda do Rio Tavares, colaboradores, voluntários e a própria comunidade.

A coordenadora do Conselho Local Saúde da Fazenda do Rio Tavares, Diana Calheiro e todo o quadro, estarão reunidos durante o evento (15h45min) em assembleia com os moradores, para deliberar data e candidaturas de chapas, que concorrerão à eleição do grupo que coordenará o Conselho Local de Saúde da Fazenda do Rio Tavares no vindouro mandato.

Em visita à redação do Portal de Notícias DuCampeche, Angela Bilk, há cinco anos participando na coordenação do Conselho de Saúde, enfatiza a importância da participação da comunidade nas reuniões do Conselho, que acontecem na sede do Postinho de Saúde, todas as 1ªs (primeiras) segundas-feiras de cada mês.

A líder nos esclarece que a abrangência do posto de Saúde da Fazenda Rio Tavares, engloba um perímetro que inicia nas mediações da Cachoeira do Rio Tavares e termina na Rod. SC-406 até a rod. SC- 405, na altura do Posto da Polícia Rodoviária. Enfoca que a demanda pede a contratação de profissionais e médicos, e divulga através do Portal de Notícias Ducampeche, a inauguração para outubro, do Centro de Saúde do Campeche, prometida pelo Secretário da pasta da Saúde de Florianópolis, o Médico Dr. Carlos Daniel M.S. Moutinho, (médico da família e comunidade) o que diminuirá sensivelmente a problemática no volume de atendimento, feito atualmente.

 Em entrevista pelo telefone, a Dra. Cássia Rabetti, (médica do Posto de saúde do Fazenda Rio Tavares) confirmou um excedente no atendimento. Embora em sua maioria o mesmo seja efetuado com hora marcada, as emergências, dependendo da gravidade, são efetuadas de imediato.

 Com uma capacidade mensal planejada para o atendimento mensal de 6.000 pessoas, hoje, no levantamento feito, o número é de aproximadamente 9.000 (nove mil) usuários atendidos pelo Posto. A médica nos revela que a equipe conta com duas médicas: ela própria e a Dra. Daiane Rotava, no atendimento realizado por duas equipes de “Saúde da Família”.

 “Contamos com apenas com um consultório odontológico e uma dentista, a Dra. Julia Crespo. O ideal, para darmos um atendimento mais ágil, é que construamos, instalemos um novo consultório e contratemos mais um cirurgião dentista”, afirma a Doutora muito respeitada e conhecida por toda a comunidade.

 

Programação do Sábado da Saúde no Conselho Comunitário da Fazenda Rio Tavares:

 09:00 – Yoga com Dada Pavanananda

10:00 – Aula de Zumba com Luh Brito

10:50 - Grupo Vocal Giracoro

10:50 - Teatro Infantil- Circo da Goiaba

11:30 – Aula de Body Combat

11:30 – Palestra Expedição Cordilheira Branca

12:30 – Roda de Capoeira

13:20 – Boi de Mamão da Armação

14:20 –Terno de Reis - da Armação

14:20 – Teatro Infantil – As Maricota

15:00 – Banda Antanamaré

15:45 – Alongamento com Simoni Morini

15:45 - ASSEMBLEIA PARA ELEIÇÃO CONSELHO DE SAÚDE

16:00 – PEDALADA DA SAÚDE - VOLTA AO MORRO DO LAMPIÃO

16:10 – Show Musical

17:00  - Maracatu Arrasta Ilha

17:50 – Prática de Dança Circular

 

Ações de Saúde e Meio Ambiente

 

A equipe de Saúde do Centro de Saúde da Fazenda do Rio Tavares fará avaliação de risco cardíaco, orientação sobre DST/AIDS, sensibilização sobre tabagismo e alcoolismo, planejamento familiar, prática de chi kung (para alivio dor crônica), oficinas de alimentação saudável e auriculoterapia.

-Fitoterápicos, doação de mudas, minhocário, aquário composto, horta em pallets /

-Agricultura urbana e alimentação saudável dicas nas oficinas com o pessoal equipe Quintais de Floripa e o professor Dauto

-Coleta de lixo eletrônico e óleo usado

- Praça de alimentação saudável com 3 (três) “foods trucks” e 03 barracas de alimentação saudável.

 

Bicicletada da Mobilidade Sustentável

 

Seguindo o calendário da Semana Nacional do Trânsito, a onde a mobilidade urbana ganhou destaque na IVª CIRCUNFERÊNCIA SOBRE MOBILIDADE URBANA DA GRANDE FLORIANÓPOLIS, na UFSC, acontece a pedalada da saúde em volta do Morro do Lampião (tombado como patrimônio histórico juntamente ao Campo de aviação do Campeche).

A extensão da pedalada é de cera de 8 KM. No ato da inscrição, o participante ganha uma camiseta do Sábado da Saúde.

 

Ações sociais e da Cidadania

- Ação de inclusão Digital, com disponibilização de um Terminal de Computador com ponto de INTERNET, oferecido pelo Portal de Notícias DuCampeche.

- Feira do Cacareco

- Espetáculos de música local

- exposição de fotografias do Cras Sul e a apresentação das fotos da Viagem do motociclista André Luiz – Cordilheira Branca – uma aventura sobre duas rodas no Perú.

- Rendeiras da Fazenda, onde mostrarão seu trabalho.

- Maracatu da Ilha e Capoeira.

- Espetáculos infantis de Teatro e Recreação.

Encerrando o Sábado da Saúde serão realizadas práticas para equilíbrio de corpo e mente através de Yoga com o Dada Pavanananda e dança circular com ateliê Panapaná.

 

Os objetivos do Sábado da Saúde são: a divulgação da proposta de uma mobilidade sustentável, o estimulo a incorporação ao estilo de vida dos cidadãos, hábitos saudáveis e atividades de lazer mais ativas, elevando sua qualidade de vida e mobilizar as comunidades do Sul da Ilha para importância da participação dos cidadãos nas definições das políticas públicas que interferem diretamente em seu cotidiano.

 

Quando: Sábado, 26 de setembro de 2015 das 9h às 18hs

A onde: Conselho Comunitário da Fazenda Rio Tavares, ao lado do TIRIO.

Rod. SC-406, nº405, Rio Tavares - Tel: (48) 9155-1282

https://www.facebook.com/SabadoDaSaude?hc_location=ufi

 

Da Redação DuCampeche