Spaguetti com favas, pesto de hortelã e amêndoas

Vamos inovar? Ano novo, vida nova, receitas novas. Tanta novidade vem com o calor do verão, que implora por comidas leves, refrescantes e, claro, saudáveis. Por aqui não será diferente, e para ajudar você a transformar o cardápio nesta estação, segue uma receita extremamente saborosa.

Já ouviu falar em fava? Esta é uma espécie de leguminosa que nasce dentro de uma vagem. Como é parente das ervilhas, vagem e feijão, seu gosto é uma mistura desses legumes, mas com um toque único e fresco. Por isso, caso você não encontre a fava pelas feiras e mercados da região, pode substituir por ervilhas ou feijão.

Outro toque especial desta receita é o pesto de hortelã, ao invés do manjericão, incorporando um frescor exótico ao prato. Como você mesmo fará o pesto, as medidas ficam por sua conta. Pode usar mais ou menos amêndoas, mais ou menos hortelã, queijo e até o azeite de oliva. Você é o chef, então anote a base da receita e bom apetite :)

Ingredientes

- Um punhado/pacote de favas ou ervilhas, frescas ou congeladas;

- 1 maço de hortelã;

- 1 xícara de amêndoas (150gr);

- 1 punhado de queijo parmesão fresco ralado;

- 1 dente de alho pequeno, descascado;

- ½ a 1 xícara de azeite de oliva;

- 500gr de spaghetti.

Modo de Preparo

Primeiramente aqueça o forno a 180ºC, coloque a água da massa para ferver e separe uma panela de água pequena para as favas/ervilhas.

Pesto

1- Coloque as amêndoas em uma assadeira e leve ao forno preaquecido por uns 10minutos, até que elas estejam levemente tostadas. Retire e deixe esfriar uns minutos, enquanto limpa o hortelã e rala o queijo.

2- No processador de alimentos, coloque o hortelã, as amêndoas, o queijo, o alho e uma pitada de sal e pimenta do reino. Processe até que fique tudo bem picado.

3- Com o processador ligado, comece a despejar o azeite de oliva, aos poucos. Adicione até obter o ponto que você desejar, mais seco ou mais molhado.

4- Transfira para um potinho e cubra com uma camada fina de azeite de oliva, para preservar a cor, e reserve enquanto prepara o restante da receita.

Favas

1- Limpe as favas, coloque-as na água fervendo, tempere com sal, e cozinhe por uns 3 minutos. 2- Retire, escorra e descasque de novo. Se quiser usar ervilhas cozinhe-as na água ainda congeladas, por 2 minutos.

2- Escorra e reserve.

Juntando tudo

1- Salgue a água da massa e coloque o spaghetti para cozinhar.

2- Assim que estiver cozida, escorra, guardando um copo da água, e retorne-a para a panela.

3- Adicione as favas e o pesto e misture tudo.

4- Adicione a água da massa que você guardou, aos pouquinhos, para ela soltar a massa e ajudar a formar um molho, use o tanto que achar necessário.

5- Sirva com queijo parmesão ralado na hora e umas folhas de hortelã fresquinhas.

Fonte: Cozinha Dal Bó.