Reaproveitando a ceia de Ano Novo

O novo ano começou e esperamos que com ele novos sonhos se concretizem, muita saúde invada os seus dias e o amor, assim como a alegria, reinem absolutos em 2016. Para começar este ciclo com um clima bom, que tal reaproveitar aquela comida toda que sobrou da ceia? Além de não colocar alimento fora, é uma ótima oportunidade de deixar a criatividade rolar solta e surpreender a sua família na cozinha. Temos certeza que se você der uma espiadinha aqui embaixo, não vai se arrepender!

Farofa

Uma ótima maneira de você reutilizar aquela carne que sobrou da ceia, seja ela bovina, suína ou ave, é no preparo de uma farofinha pra ninguém botar defeito. Você vai precisar de:

- 1 cebola picada;

- Dentes de alho amassados;

- 2 colheres de óleo ou azeite;

- Sal;

- Sobras das carnes picadas em quadradinhos;

- Farinha (de milho ou de mandioca);

- Pimenta a gosto.

Modo de Preparo: Primeiro refogue a cebola e o alho no azeite, até ficar bem douradinho. Acrescente a carne e deixe fritar mais um pouquinho. Depois vá acrescentando a farinha de trigo ou de milho até que fique bem soltinha. Coloque o sal e a pimenta a gosto e sirva como um acompanhamento delicioso.

Sanduíche

Outra forma de poupar o lixo de sobras é utilizando as carnes na hora de fazer um saboroso sanduíche.

Modo de Preparo: É super simples e você pode inventar diversos sabores, tudo depende do seu paladar. Basta cortar as fatias de carne bem fininhas e aquecer em uma panela. Depois coloque os acompanhamentos que você desejar no pão de sua preferência.

Escondidinho

Mas não é apenas para acompanhamentos que servem as sobras, elas também podem se tornar o prato principal, levando muito sabor a sua mesa. Que tal um escondidinho? Batata ou mandioca, você decide! Veja o que precisa:

- Pedaços de carne desfiados;

- Batata ou mandioca;

- Queijo parmesão ralado;

- Sal e pimenta a gosto;

- 2 colheres de manteiga;

- Molho de tomate.

Modo de Preparo: Comece cozinhando as batatas ou a mandioca, até que você consiga fazer um purê. Acrescente ao purê 50 gramas de queijo parmesão ralado, sal, e duas colheres de manteiga. Pique em quadradinhos ou desfie as carnes que sobraram e coloque no fundo de um pirex ou forma, cubra com o molho de tomate da sua preferência e acrescente o purê. Cubra com mais um pouco de queijo ralado e leve ao forno por 15 minutos.

 

Prontinho, a sua ceia não será desperdiçada e você já começa o ano reaproveitando :)

Redação DuCampeche