Quatro postos de salva-vidas são incendiados no Sul da Ilha

Base de salva-vidas incendiada no Campeche.

Nos os últimos dois meses, os bombeiros contabilizaram quatro ocorrências de postos de salva-vidas que foram totalmente incendiados no Sul da Ilha. 

O primeiro incêndio aconteceu no Pico da Cruz - Rio Tavares, na madrugada de 19 de Junho, na mesma guarita que já havia sido reconstruída pela comunidade após ser levada por um vendaval em 2016. E nos últimos dias deste mês de Julho, mais três postos foram incendiados.

No início deste ano, após reivindicação da comunidade, o Caldeirão ganhou um posto de salva-vidas, mas na madrugada do último domingo (15), após 6 meses de sua construção, a base foi incendiada; o mesmo aconteceu com a base da Areias e Campeche, que sofreram com a ação de vândalos. A base do Campeche foi incendiada na madrugada desta sexta-feira (20), tendo todos os equipamentos queimados, sem sobrar nada.

Três das estruturas incendiadas eram de madeira e foram construídas com a ajuda de moradores, e a hipótese de que os incêndios tenham sido acidentais foi descartada. E agora, os moradores da região lamentam  e temem com a falta de segurança nas praias, devido ao mar de ondas fortes e pela prática frequente de surf nesses locais. Acredita-se que os atos de vandalismo podem ter sido causados por diversos motivos, inclusive casos de pessoas que tentam ingressar no programa de guarda-vidas e são rejeitados. Como forma de reação, eles incendeiam as estruturas.

Foi registrado um Boletim de Ocorrência pelo Corpo de Bombeiros, mas até o momento não se tem maiores informações sobre quem possa ter causado os incêndios. O crime pode ser enquadrado como depredação de Patrimônio Público.

De acordo com o Tenente de Agrupamento de Busca de Salvamento, serão necessários em média R$10 mil reais para a reconstrução das bases. A forma se reconstrução das estruturas será reavaliada para evitar futuros danos.

Redação DuCampeche

Base de salva-vidas incendiada no Campeche.Base de salva-vidas incendiada no Campeche.Base de salva-vidas incendiada no Campeche.