Público escolar terá atividades gratuitas durante o Congresso de Saneamento

I Congresso de Saneamento de Florianópolis

Evento paralelo ao Congresso de Catarinense de Saneamento, a Feira de Saneamento que será realizada nos dias 31 de agosto e 1° de setembro, em Canasvieiras, reserva espaço para o público escolar, com atrações educativas e lúdicas.

No estande da CASAN, o tratamento de água será demonstrado em uma miniestação, onde um profissional vai falar sobre o uso responsável da água.

Os visitantes receberão materiais educativos como a cartilha Uma lição de Ecologia, um folder sobre o Ciclo da Água e outro em que os Heróis do Saneamento conversam com as crianças sobre essa área tão importante.

Comcap, com exposição de peças de seu Museu do Lixo; Floram, com demonstração de suas oficinas educativas, e Projeto ReÓleo também oferecerão atividades educativas. A visitação é gratuita.

Agendamentos de escolas e outras informações pelo e-mail eduambiental@casan.com.br ou telefones (48) 3221-5747) / (48) 3221-5036

Programação para o público escolar

Espaço CASAN – Miniestação de Tratamento de Água
Apresentação sobre o tratamento da água com auxílio de miniestação usada nas atividades de educação ambiental da Companhia. Além de demonstrar o tratamento, a apresentação é direcionada a conscientizar o público sobre o uso responsável da água. No local haverá distribuição de materiais como a cartilha Uma lição de Ecologia, o folder Ciclo da Água, com o personagem Clorinho, e folder educativo em que os Heróis do Saneamento “conversam” com as crianças sobre esse assunto tão importante. 

Horário de visitação:
- 31 de agosto / 12h às 18h
- 1° de setembro / 9h às 18h

Espaço Floram (Fundação Municipal de Meio Ambiente de Florianópolis)
Participação do Departamento de Educação Ambiental, com explicações sobre aproveitamento dos resíduos sólidos (lixo) e preservação do meio ambiente, demonstração de oficinas de papel reciclado, papietagem (técnica de colagem de papéis), minhocário e projeto Floram vai à Praia. A equipe vai também conversar com os estudantes sobre os cuidados para descarte adequado do óleo de cozinha, um dos principais vilões do entupimento das redes de esgoto. Será demonstrada a técnica de produção de sabão a partir do óleo de cozinha.

Horário de visitação:
- 31 de agosto / 12h às 18h
- 1° de setembro / 14 às 18h

Espaço ACIF – Projeto ReÓleo
Palestra lúdica do Projeto ReÓleo, que associa diversão e aprendizado para reduzir o impacto que o descarte do óleo de cozinha provoca no meio ambiente.  

Horário de visitação:
- 31 de agosto / 15h30min às 16h30min

Espaço Comcap (Companhia de Melhoramentos da Capital)
Exposição de duas coleções do Museu do Lixo: esculturas produzidas com materiais reaproveitados por Valdinei Marques, o Neiciclagem, e bancos-totens. As coleções propõem questionamentos sobre o exagero nas quantidades e na velocidade com que a sociedade consome e descarta objetos. O espaço também vai contar com a presenta do personagem "Reciclardo”, que fará apresentações de esquetes artísticos (pequenas peças).

Horário de visitação:
- 31 de agosto / 12h às 18h
- 1° de setembro / 9h às 18h

Fonte: CASAN.