Programação especial para comemorar o dia da rendeira

Programação especial para comemorar o dia da rendeira

21 de outubro é o Dia Municipal da Rendeira e do Rendeiro e para comemorar esta data a Prefeitura de Florianópolis preparou uma programação especial. A partir da próxima segunda-feira (16) várias atividades serão realizadas na cidade com o intuito de preservar e valorizar a renda de bilro, despertar o interesse das novas gerações para esta arte e homenagear as artistas que fazem esta tradição perpetuar em Florianópolis.

A programação da Semana da Rendeira que ocorre de 16 a 21 de outubro inclui oficinas de renda de bilro, exposição de peças feitas desta arte, aulas para crianças, encontro entre as artistas, entre outros.

Trazida pelos açorianos, a renda de bilro era a atividade preferida das mulheres enquanto esperavam os maridos retornarem das pescas. Uma forma também de contribuir financeiramente com a família. Com o tempo a renda virou parte da história da cidade até se tornar patrimônio cultural de Florianópolis.

No entanto, com o passar dos anos, a técnica, geralmente, transmitida de mãe para filha acabou não despertando mais o interesse como antigamente, ficando esta arte vinculada apenas às rendeiras e rendeiros mais antigos.

Desta forma, a comemoração do 21 de outubro é uma forma de valorizar esta tradição, mas também de conquistar as novas gerações para tal prática. Por isso serão realizadas oficinas em vários pontos da cidade, inclusive, com crianças por meio do Projeto Mãos que ensinam Mãos.

Também está prevista a abertura na próxima segunda-feira, 16 de outubro, da exposição Entre Rendas e Narrativas que apresentará diferentes trabalhos feitos com renda.

A Semana da Rendeira é uma realização da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Franklin Cascaes. A programação completa segue abaixo.

Fonte: Secretaria da Cultura.

Programação da Semana da Rendeira