Prefeitura faz simulado de preparação para desastres naturais

Preparação.

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Defesa Civil, realizou neste sábado (30) um simulado de preparação para desastres e ocorrências de emergência em todas as regiões da cidade. Cerca de 60 alunos do curso de formação de agente voluntário, cadastrados na rede solidária Somar Floripa, aplicaram as técnicas e procedimentos ensinados durante as aulas pela Defesa Civil e Nova Acrópole para executarem atendimentos e vistorias, indicando a necessidade de interdições e deslocamentos em prioridade. Toda a comunicação entre as guarnições foi feita, pela primeira vez, com rádio operadores.

As primeiras ações começaram já a partir da 1h da manhã com alertas de atenção e às 7h30min as equipes saem da Defesa Civil para atendimento. As ocorrências foram reais, ou seja, são demandas agendadas pelo 199 para fiscalização, principalmente de deslizamentos, colapsos de estrutura e quedas de árvores. O simulado seguiu até às 18h.

O diretor da Defesa Civil, Luiz Eduardo Machado, explica que o simulado é para verificar a qualificação atingida nos atendimentos e os benefícios práticos com a rádio operação medindo o tempo de resposta das guarnições e o grau de integração das entidades envolvidas. “É fundamental que a Prefeitura se prepare para situações em que demande emergência em desastres naturais, com equipes preparadas para os atendimentos pós-desastre. Afinal, quando a Defesa Civil está preparada, a comunidade está protegida”, completa.

“Nessa administração nós já passamos por diversas situações, como ressaca, granizo, vendaval e chuva intensa e nossa pronta resposta foi essencial, então esse simulado vem para agilizar ainda mais esse atendimento”, acrescenta a secretária de Segurança Pública, Maryanne Mattos.

Fonte: Prefeitura de Florianópolis.