Operação Presença – Verão 2016

Belíssimas praias, natureza exuberante, ondas para todos os gostos, baladas e muitos programas culturais. Não tem jeito, a Ilha da Magia atrai inúmeros turistas durante o verão, e não vá achando que a crise pode atrapalhar, não. Segundo a secretária de Turismo, Zena Becker, pode inclusive ajudar:

“A previsão é de que nesta temporada haja um incremento de 20% no número de turistas, sendo a alta do dólar um dos fatores aliados do setor. Com isto, movimentamos o turismo interno, deixamos de ir para o Exterior, e os visitantes da América Latina buscam o Brasil como destino, em especial o litoral. Precisamos trabalhar em cima das nossas potencialidades, gerando renda para a nossa cidade”.

Por isso, foi lançada oficialmente na última quinta-feira, 08, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a Operação Presença – Verão 2016. Mais de 70 entidades envolvidas nos trabalhos, que vão se estender até março do ano que vem e que são coordenados e monitorados pela Prefeitura, participaram da abertura.

Desde o mês de agosto foram realizadas vinte reuniões técnicas, divididas nos quatro eixos que compõem a Operação. Serviços e equipamentos turísticos, cultura e lazer, infraestrutura e sustentabilidade foram os tópicos analisados por mais de cem dirigentes, representantes de órgãos governamentais e do trade turístico.

A grande novidade desta temporada é a instalação inédita de 32 chuveiros públicos em decks de madeira, distribuídos entre as principais praias da Ilha. Desde que a Operação Presença foi criada, há três anos, estes locais já contam com banheiros químicos, dos quais os banhistas vão poder contar com 200 unidades estrategicamente postadas. As instalações devem permanecer nos locais de 1º de dezembro a 2 de março.

Além destas ações, a Secretaria Municipal de Turismo também vai efetuar a reabertura do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Lagoa do Peri; reforma dos CAT’s; realização dos eventos: Natal, Réveillon, Carnaval e Aniversário da Cidade; distribuição de material com informações turísticas aos taxistas; reativação da linha turística Aeroporto/Centro e conclusão da instalação da sinalização turística. A capacitação dos atendentes dos CAT’s, incluindo aulas de inglês, assim como dos ambulantes e taxistas é outra ação que deve continuar.

“Os resultados alcançados na temporada anterior demonstram que os esforços das entidades diante da Operação vêm trazendo resultados à cidade. Uma comprovação disso é o prêmio de Melhor Destino de Praia concedido a Florianópolis pela Revista Viagem &Turismo há poucos dias. Nosso objetivo não é receber bem apenas o turista, mas proporcionar boas experiências e produtos também para os moradores da Capital”, disse o prefeito Cesar Souza Junior.

Ações planejadas

A Capitania dos Portos irá efetuar durante a Operação a orientação da comunidade náutica; vistoriar as embarcações, banana boat, pedalinhos, transportes de passageiros, com ênfase nas regiões do Pântano do Sul, Armação e a Caieira do Sul; dispor a sinalização das praias e fiscalizar o tráfego marítimo.

Para mitigar os problemas de fornecimento de energia, a Celesc irá contratar equipes extras durante o verão; disponibilizará uma agência móvel para fornecer orientações e serviços aos consumidores, além de reforçar o número de equipes para o serviço de manutenção e emergências.

Já a Casan está investindo mais de R$ 50 milhões com ações como o flocodecantador, que proporciona uma melhor qualidade da água e aumenta em 50% o volume ofertado, beneficiando quase dois milhões de pessoas.

A Comcap fará a aquisição de novos veículos que possam atender à demanda do período, aumentará o quadro de funcionários e o número de lixeiras, entre outras providências.

Além destas ações, as Polícias Civil, Militar e Militar Rodoviária e a Guarda Municipal irão reforçar os trabalhos nos balneários, intensificarão as fiscalizações e as blitz e farão a segurança dos eventos públicos da cidade, previstos entre o fim e início de ano. Já o Corpo de Bombeiros atuará nas praias, garantindo principalmente a segurança dos banhistas.

Dados do Turismo

O turismo corresponde a 12,5% do PIB catarinense, gerando 510 mil empregos em 2015, conforme apontado pela Embratur. Em 2014, 325 mil turistas argentinos visitaram Florianópolis e a previsão para esta temporada é de que 2,2 milhões turistas argentinos venham ao Brasil. Na temporada 2014/2015, o gasto médio do turista em Florianópolis foi de R$ 2.211,00, com permanência média de 10,4 dias, conforme a pesquisa Fecomércio-SC.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Fotos: Petra Mafalda/PMF