Ônibus Lilás no #OCUPACUCA - Campanha mulher e cidadania

Ônibus Lilás no #OCUPACUCA - Campanha mulher e cidadania

Dia 21 de Setembro, o Ônibus Lilás estará estacionado no PACUCA, a partir das 14h, próximo ao Centro de Saúde do Campeche. 

A Amocam -  Associação de Moradores do Campeche - é parceira desta iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Governo do Estado de SC) e Coordenadoria Municipal de Políticas Para a Mulher (Prefeitura de Florianópolis).

Santa Catarina teve o registro de mais de 1.100 casos de estupro no primeiro quadrimestre de 2018. Em média, foram aproximadamente 300 casos por mês, quase 10 casos por dia. Nesse mesmo período foram cerca de 7 mil registros de lesão corporal contra mulheres em território catarinense. Assim, o Ônibus Lilás circula por municípios para auxiliar e orientar mulheres sobre a violência.

O ônibus lilás

O veículo é preparado para transitar em áreas rurais e conta com equipes treinadas para orientar sobre os direitos da mulher e violência doméstica, bem como divulgar os serviços públicos existentes para proteção social. O ônibus está dividido em salas para garantir um atendimento privativo e humanizado, para quem desejar conversar de forma mais discreta.

O ônibus lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento a Violência contra a Mulher criado em 2007 pelo Governo Federal e ampliado com a criação do Programa “Mulher: Viver Sem Violência” em 2013. É uma ação complementar, que conta com a parceria com os governos estaduais e prefeituras, para atender mulheres que necessitam de apoio.

Programação inicial de atendimentos no PACUCA - 21/09

PSICÓLOGA - Fernanda Toledo

ADVOGADA - Letícia Alves

ASSISTENTE SOCIAL - Celeste Santi

CASA SEM LIXO - Nicole Berndt

MONTE SEU CURRÍCULO - Junielle Sales

RODA DE CONVERSA - CMPPMulher

Quer ajudar/participar também? Entre em contanto por e-mail amocam.diretoria@gmail.com

Redação DuCampeche