Nova Unidade de Saúde é entregue à comunidade do Campeche

Nova Unidade de Saúde é entregue à comunidade do Campeche

Após quatro anos de espera, foi inaugurada, nesta segunda-feira (26) a unidade de saúde do Campeche, com a presença do prefeito, Gean Loureiro, autoridades e comunidade. A inauguração fez parte da programação de aniversário da cidade, que segue até 27 de março.

O novo centro de saúde tem 740 metros quadrados. A obra, que iniciou em junho de 2014, foi abandonada, na gestão passada, com cerca de 90% da construção concluída. Em outubro de 2017, teve o projeto atualizado para que a nova empresa contratada revitalizasse as ações de vandalismo decorrentes do abandono da obra.

O prédio recebeu reforma completa como, pintura interna e externa, troca de telhas e fiação elétrica, impermeabilização da cobertura e paredes, novos móveis e equipamentos, totalizando R$ 896 mil.

O prefeito Gean Loureiro, destacou durante o ato de inauguração, que a partir de agora a nova unidade de saúde garantirá o atendimento que a comunidade do Campeche merece. “Encontramos um prédio abandonado e destruído, além disso, a casa que abrigava o antigo posto era insalubre. Mas a partir de hoje a população passa a ter conforto, maior acesso e segurança neste novo prédio”.

O secretário municipal de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silvaressaltou que o próximo passo será a readequação das equipes de saúde. “Queremos ampliar o atendimento com mais uma equipe de saúde da família, desta forma, a unidade ampliará o acesso e horários para atender a comunidade”.

A unidade de saúde atende a uma população de mais de 10 mil pessoas, sendo que a média mensal de atendimentos na unidade, entre consultas médicas e procedimentos, é de 4 mil. O atendimento é feito por duas equipes de Saúde da Família, totalizando 23 profissionais. Além desta unidade, outras 20 já receberam reformas, totalizando um investimento de R$ 2 milhões em manutenção predial.

Francelise Martini - Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal da Saúde.

---

CARTA AO SENHOR PREFEITO FLORIANÓPOLIS 

O Conselho Local de Saúde do Campeche vem manifestar seu contentamento com a inauguração do novo prédio do Centro de Saúde. Somos agradecidos aos nossos coordenadores do Conselho Local, atual e anteriores, bem como os servidores do Centro de Saúde e todos os profissionais que já passaram pela comunidade do Campeche, que tanto fizeram para que isso pudesse acontecer.

Precisamos contar que essa inauguração estava programada para ocorrer há pelo menos dois anos, sendo que muita desinformação e informação inválida foram oferecidas aos nossos coordenadores, ela foi sendo adiada e vimos o prédio que foi construído se deteriorar.

Não queremos continuar a conviver com desinformações e informações inválidas.

A inauguração que hoje acontece tem o principal significado para nós de ver que o patrimônio público não ficará mais exposto à degradação e depredação. Porém, somos obrigados a dizer ao senhor que o prédio novo, apesar do importante impacto na melhoria nos serviços prestados à população, não resultará na diminuição da grande demanda reprimida, nem em redução da sobrecarga dos trabalhadores do Centro de Saúde do Campeche.

O que está sendo entregue hoje à população não é um novo Centro de Saúde, mas um prédio novo, parcialmente ocupado, que terá que funcionar com as já velhas dificuldades do Centro de Saúde antigo. A rigor, a fila para atendimento que obriga moradores a chegarem muito cedo para serem atendidos, somente vai mudar de lugar.

Desde antes do começo da sua gestão, nosso bairro necessitava de seis equipes de saúde, nós sempre reivindicamos pelo menos quatro equipes. Em janeiro de 2017 contávamos com duas e agora temos duas equipes incompletas. A chegada de residentes ao Campeche não tem como resultado um incremento das possibilidades de atendimento da população, já que um profissional não trabalha sozinho e os residente estarão aqui para completar a sua formação, mais do que aumentar a oferta de serviços do Centro de Saúde.

Assim, nos dirigimos ao Senhor para reafirmar a necessidade de contarmos com quatro equipes completas de Saúde da Família, duas equipes de Saúde Bucal, no mínimo três administrativos, além de completar o quadro de ACS da unidade. Para desta forma, podermos considerar que temos um novo Centro de Saúde em funcionamento. Sendo que, há necessidade de reforçar a segurança do prédio para não ocorrerem novas depredações.

Atenciosamente.

Conselho Local de Saúde do Campeche. 

 

 

Nova Unidade de Saúde é entregue à comunidade do CampecheNova Unidade de Saúde é entregue à comunidade do Campeche