Maior eclipse lunar do século ocorre hoje

Maior eclipse lunar do século ocorre hoje.

O mais longo eclipse lunar do século 21 poderá ser observado nesta sexta-feira, 27 de Julho. Ocorrerão dois fenômenos astronômicos neste dia: um eclipse total da Lua também chamado de "Lua de Sangue", e "Marte em Oposição". 

O eclipse teve início às 14h45 e seu término será por volta das 20h30. Em Florianópolis, o nascer da Lua ocorrerá por volta das 17h40, sendo assim é necessário ficar atento, porque o eclipse total já terá passado da metade da duração quando a Lua cheia surgir no céu.

A observação do fenômeno pode ser feita a olho nu, mas para deixar a observação mais interessante, telescópios estarão a disposição do público no Mirante da Lagoa da Conceição, a partir das 17h, até às 20h.

Lua de Sangue 

A “Lua de Sangue” é o nome informal que o astro recebe durante esse tipo específico de fenômeno, devido à cor avermelhada que adquire.

Quando o eclipse lunar acontece, a Terra está posicionada exatamente entre a Lua e o Sol. Isso faz com que nosso planeta projete sombras na Lua conforme os astros vão se movimentando, e a coloração vermelha que o satélite adquire é resultado da incidência dos raios solares nos gases da atmosfera terrestre.

Marte em Oposição

Coincidindo com a data da Lua de Sangue, hoje também ocorrerá o Marte em Oposição, momento em que o planeta vermelho está o mais alinhado possível com a Terra e o Sol, iluminando quase toda a superfícia marciana voltada para a Terra.  

No momento da Oposição, é a melhor época para observar qualquer astro no céu.