Entrevista exclusiva com o Vereador Vanderlei Farias

Também presente no evento, representando o Legislativo, o Vereador Vanderlei Farias falou com a nossa reportagem sobre assunto que consideramos de extrema importância.

DuCampeche:

O “Prefeitura no Bairro” demonstra uma aproximação do executivo à população de Florianópolis?

Ver. Vanderlei Farias::

“É uma ação importante, um projeto que eu valorizo. Mas há de se convir que a comunidade precisa estar aqui. Considerando os problemas enfrentados todos os dias, é esse o momento e a oportunidade de cobrar. Não apenas dos secretários, mas também do próprio prefeito. É importante, dentro deste evento o retorno da Prefeitura à comunidade, seja como resposta através de um embasamento técnico, ou como esclarecimento a questões processuais dentro da própria casa do executivo."

DuCampeche:

Tomemos como exemplo, a Rua Pau de Canela. Em sua opnião, como a Prefeitura conseguirá convencer os moradores de que é preciso como cidadão, apoiar o crescimento da região, fazendo por eles próprios, as calçadas da parte frontal de suas residências? 

Ver. Vanderlei Farias:

“A via foi pavimentada recentemente, mas não tem as tão necessárias calçadas para acessibilidade e segurança dos cidadãos. Não podemos pensar apenas em veículos, temos que pensar em ciclovias e também nas calçadas por fazer. O risco ali é grande e com as obras do elevado, o trânsito ficará ainda mais intenso, por conta do desvio dos veículos à Av, Campeche, usando a Rua Pau de Canela. Estamos em contato com a Secretaria de Obras, com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e o IPUF, para fazer valer o Código de condutas Municipal, LEI Nº 1224/74,  onde no Capítulo II , Art. 44, está referida a responsabilidade dos moradores pela construção das calçadas. É importante fazer-se um trabalho de educação, de conscientização, para que possam ser implementadas, mesmo se construídas pela prefeitura, e posteriormente cobradas no IPTU daquele imóvel.

DuCampeche:

Como está o andamento da CPI dos radares, desencadeado pela operação “ave de rapina” e os trabalhos do conselho de ética na Câmara?

Ver. Vanderlei Farias:

"Como Presidente da Comissão Parlamentar de inquérito dos radares, posso dizer que estamos avançados no que tange as supostas irregularidades nos processos dos radares dentro do IPUF. Serão divulgados na integra, para toda a população, os resultados das investigações. A população pode também, acompanhar ao vivo, através da TV Câmara. Os Vereadores de Florianópolis vem agindo de maneira bem transparente, cobrando e investigando, para que se possa trazer tão logo à população, o resultado destas investigações."

 

A CPI, investiga o recebimento de propinas, pelos funcionários do IPUF, dos empresários das empresas Kopp e Focalle, para manutenção e aditivos nos contratos.

Operação Ave de Rapina prendeu 15 pessoas, incluindo os três servidores detidos em Porto Alegre. 

 

Da redação DuCampeche