Confira os pontos com maior concentração de coliformes fecais, entre Lagoa Pequena e Foz do Rio do Noca

Em parceria com o Movimento SOS Campeche Praia Limpa e Amocam, o laboratório QMC realizou uma análise da água entre a Lagoa Pequena e Foz do Rio do Noca. Neste trecho, foi revelado alta concentração de coliformes fecais em 04 [de 05] locais onde foi coletada a água.

Em sua página no facebook, o Movimento SOS Campeche Praia Limpa divulgou os resultados da análise:

Confira no mapa a localização de cada ponto de coleta de água.

➡️Ponto 1 - Foz do Rio do Noca - Coliformes Termotolerantes - 460 NMP/100ml

➡️Ponto 2 - Servidão Germano Honorato Vidal - Coliformes Termotolerantes 30.000 NMP/100ml

➡️Ponto 3 - Servidão Germano Honorato Vidal - Coliformes Termotolerantes 24.000 NMP/100ml

➡️Ponto 4 - Rua do Gravatá [Dona Nicota] - Final da rua, divisa com terreno do Condomínio Essence - Coliformes Termotolerantes 79.000 NMP/100ml

➡️Ponto 5 - Loteamento Novo Campeche - Rio que passa entre o loteamento e as dunas - Fundos da Rua Jerônimo Venancio das Chagas - Coliformes Termotolerantes 28.000 NMP/100 ml

  • Segundo a legislação utilizada como referência [ver anotações no relatório], o valor máximo permitido é de 1.000 NMP/100ml de água analisada. Além da contagem de coliformes, outros aspectos devem ser levados em conta como oxigênio, fósforo, nitrato, etc. 
     
  • Apesar da foz do Rio do Noca apresentar nível de coliformes abaixo do índice recomendado, a ação da maré, naquele ponto, pode ter influenciado o resultado no dia da coleta [14/12]. Importante salientar que a FATMA classifica a água como imprópria desde o dia 19/12. NÃO RECOMENDAMOS BANHO NAS ÁGUAS DO RIO DO NOCA, MESMO NA ÁREA DE ENCONTRO COM O MAR.
     
  • No chamado point do Riozinho, há outro rio [Rio Rafael/Jacinta] que deságua quase no mesmo ponto do Rio do Noca. Não houve análise da água deste rio, mas numa verificada a olho nú, percebe-se uma água bastante turva e com forte odor de esgoto.
     
  • Um relatório, mais detalhado, será elaborado pelo colaborador/ativista/entusiasta Eng. San. Ambiental Adir Viganigo. Será disponibilizado, assim que tivermos acesso ao documento final!

    -

    Acesse e veja o relatório da análise de cada Ponto.

Mapa a localização de cada ponto de coleta de água