Atividade física após os 30, qual a diferença?

Primeiramente estou muito feliz em fazer parte desse novo projeto e poder contribuir com dicas e sugestões nesta área.

Como primeiro texto, escolhi um tema mais abrangente e de fácil entendimento, e posteriormente podemos ir afunilando alguns temas específicos.

Então.. Qual a diferença em relação a atividade física após os 30 anos?  E qual a importância em pratica-la? Sei que muitos ainda nem chegaram nos 30 e outros já passaram, mas como sempre digo, nunca é tarde para começar e nunca é cedo para adquirir conhecimento.

Vamos la!! A tendência normal de um indivíduo adulto, decorrente desta vida atual que levamos é a diminuição da prática de atividade física, não jogamos mais tanto o futebol quanto gostaríamos, ou qualquer outro esporte,  e  tudo isso,  devido á falta de tempo. Infelizmente as notícias são piores , pois outros itens importantes também diminuem principalmente após os 30 anos  -  sua massa muscular começa a diminuir, seu gasto energético também (decorrente também da falta de atividade física) , aumentando assim a gordura corporal. Há estudos que relatam que um adulto (sedentário) perde 200g de músculo por ano e ganha 600g de gordura corporal, sem extrapolar nas comilanças. Lembra que antes dos 30  você podia comer o que quisesse sem engordar e qualquer atividade física já perdia peso? Agora já não é mais assim, pois seu metabolismo já não é mais o mesmo e você já não consegue “queimar “ tantas calorias como antes.

Qual a solução? Simples , começe a treinar, arrume tempo, dedique um espaço no dia para cuidar de você , lembrando que atividades aeróbias são importantes, mas não deixe de lado a musculação , ou qualquer outro tipo de treinamento de força, pois é essa atividade que  aumentará sua  massa muscular. Essa massa muscular ou massa magra aumenta seu metabolismo em 17 a 25 vezes mais do que a gordura, sendo assim, quanto maior a massa magra , mais acelerado será  seu metabolismo e seu gasto calórico diário.

Importante, procure sempre um profissional de Educação Física para orienta-lo  e não deixe de fazer uma avaliação antes de iniciar , pois isso irá nortear seu treino conforme sua individualidade e seus objetivos.

Mude seu estilo de vida , nunca é tarde para começar!!