Força nos cabelos

O ramo da beleza promove e reverencia tendências de moda, comportamento, estética e estilo, sendo os cabelos a prioridade na escolha das pessoas quando o objetivo é realçar, disfarçar ou até mesmo intervir na forma genética, afim de satisfazer um desejo ou necessidade que acentue ou melhore sua imagem.

Os cabelos desfilam em muitas searas e mesmo ganhando características diferentes, dependendo do país, cultura e da época, são inegavelmente a moldura do ser humano, incorporada de formas variadas como: proteção, força, segurança, sensualidade, símbolos mitológicos, virilidade, religião, entre outros.

Desta forma, cor, corte, disposição e textura dos cabelos imprimem uma personalidade, simbolizando estilo de vida, comportamento ou até mesmo função social e das mudanças nas madeixas se alcançam resultados físicos, comportamentais e psíquicos.   

Para os homens, o assunto apesar de importante, fica um pouco mais simples. Existem variados cortes e produtos para cabelos masculinos, quais exercem muitas vezes referências sobre a pessoa, seja sobre status social, preferências ou comportamento: ingresso na faculdade, serviço ao exército, gosto musical, esportivo ou até mesmo se o trabalho é um ambiente flexível  ou engessado, podendo ainda, demonstrar se está conectado ou não ao mundo fashionista.

Já para o universo feminino, há inúmeras técnicas, tecnologias, produtos e cosméticos que auxiliam os profissionais da área a realizar os anseios e expectativas depositadas nos cabelos, seja através do realce e valorização do que já se tem ou na intervenção química, alterando cor e estrutura.

Ai moram a solução e o problema, pois às vezes existem armadilhas, produtos químicos de qualidade questionável que prejudicam não só a saúde do fio, como do cliente e do profissional que manipulam tais produtos, por isso fica evidente a necessidade de se checar a procedência e as garantias através da certificação de testes e aprovações, pois embora haja uma inclinação em afirmar, nada disso é “natural” e por isso os produtos devem ser dermatologicamente eficientes também.

Apesar de o tema ser beleza, o mais importante continua sendo a saúde, assim a primeira dica é evitar riscos buscando resultados impossíveis, lembrando que sempre há um limite na hora de mudar, sendo a identificação de um bom profissional e a utilização de produtos confiáveis, fundamentais na hora de incrementar as madeixas.